Chefe da Agência do IBGE de Cruz Alta apresenta dados do município na ACI

• Chefe da Agência do IBGE de Cruz Alta apresenta dados do município na ACI

12/08/2015

Chefe da Agência do IBGE de Cruz Alta apresenta dados do município na ACI

Reunião Ordinária da Associação Comercial Industrial de Cruz Alta realizada na sede da ACI nesta segunda (03) contou com a participação do Chefe da Agência IBGE de Cruz Alta, Daniel de Pietro da Rocha. Com o intuito de apresentar dados sociais e econômicos do município. Em seu relato Daniel iniciou sua fala apresentando um pouco sobre o trabalha desenvolvido pelo Instituto e demais pesquisas realizadas anualmente. No segundo momento relatou informações sociais e por fim dados econômicos. Baseado na pesquisa Cruz Alta possui as seguintes característica: O setor de serviços e comercio correspondem á 82% do Produto Interno Bruto, indústria 14% e agropecuária 4%, totalizando dois bilhões cento e trinta e quatro milhões de reais. Outro dado importante diagnosticado em 2012 foi o número de empresas ativas 2054 onde salario médio mensal nessas empresas seria de 2,2 salários mínimos, totalizando o saldo em pagamentos no valor de 189 milhões no ano pesquisado. “Temos resultados positivos e pontos a ser trabalhados, mas através desses dados é possível ter um parâmetro com os demais municípios” conclui Daniel. Além de outras informações complementares e dúvidas dos participantes, todos os dados apresentados estão disponíveis no site do IBGE.

O Presidente da Associação Comercial Industrial, João Paulo Ribas Reis agradeceu a disponibilidade do Chefe da Agência de Cruz Alta e saudou a participação do Prefeito, Juliano da Silva que ressaltou a importância da pesquisas com intervalos menores para contribuir com resultados mais eficazes. O Prefeito também falou sobre o evento da última semana a 35° Coxilha Nativista que movimentou o comercio. “A população acolhe a Coxilha e por isso é sempre um sucesso, desta forma o setor econômico também, ganha com aquecimento nas vendas diretas e demais seguimentos que de forma indireta estão envolvidos no evento,” salientou. Estiveram presentes o Secretário da Fazenda, Carlos Alberto Fernandes de Matos e o Secretário de Planejamento Ivo Motta. Um grande número de empresários também participou desta reunião coletando dados estatísticos para auxiliar no planejamento de suas empresas.