Pesquisa, Inovação e Energia Solar: Temas foram debatidos em reunião na ACI

• Reunião

18/05/2016

A Universidade de Cruz Alta vem se destacando constantemente, especialmente em seus projetos de pesquisa e extensão. Para apresentar os projetos desenvolvidos pelos docentes e acadêmicos da Unicruz aos empresários de Cruz Alta a ACI recebeu na noite de segunda-feira, (16) o Pró-Reitor de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Diego Pascoal Golle.

Durante sua explanação o professor apresentou os projetos e seus fomentos, e de que forma estes são elaborados, desde a pesquisa até a aplicação dos trabalhos na prática e disseminação de conhecimento obtido através dos trabalhos.

“Os projetos de pesquisa da Universidade possuem um caráter muito importante, de promover a formação de profissionais diferenciados para o mercado, não são apenas profissionais que estão aptos a qualificadamente utilizar os conhecimentos que obtiveram no âmbito acadêmico e a partir destes conhecimentos obtidos mudar essa realidade, são profissionais que podem promover a formação e a construção de novos conhecimentos”, destacou.

O presidente João Paulo Ribas Reis destacou a importância da comunidade saber o que acontece na universidade e da formação de acadêmicos mais empreendedores. Ressaltou também a representatividade da ACI na posse da nova Presidente da Federasul Simone Leite, que ocorreu também na segunda-feira, (16). Participaram da cerimônia em Porto Alegre os vice-presidentes da ACI, e diretores regionais da Federasul região Alto Jacuí, Samuel Feldmann e Rodrigo Fraporti, e também o associado Emerson de Souza, vice-presidente regional da Federasul região Alto Jacuí.

JA IDEIAS

Também esteve presente na reunião o Jornalista, Everson Dornelles. Ele falou sobre as mudanças ocorridas no jornal do almoço local e convidou os empresários para participar do novo quadro, que agora engloba a programação: o JA Ideias. A proposta é receber as sugestões de pauta dos telespectadores e levar para debate no telejornal. Os interessados em enviar sugestões podem entrar em contato com a RBS TV Cruz Alta, ou enviar um vídeo pelo portal G1 sugerindo um tema a ser abordado.

ENERGIA SOLAR

Você sabia que você pode gerar sua própria energia? Para explicar como isso pode ser feito o representante comercial da empresa EPI Energia, Carlos Alberto Schlittler esteve presente na ACI explanando sobre o assunto.

Ele falou sobre as diversas formas de aplicações; quem pode gerar sua própria energia; qual o procedimento para obter um projeto; como funciona; as vantagens; os tipos de sistema; histórico e legislação, e sanou dúvidas dos empresários, que tinham muitos questionamentos sobre o assunto.

Como funciona?

1 - A radiação solar “bate” nos painéis solares. Os painéis são compostos por estruturas chamadas células fotovoltaicas, que absorvem a energia do sol e fazem a corrente elétrica circular entre duas camadas com cargas opostas.

2 - Os painéis “sugam” partículas de energia solar e as transformam em elétrons com a ajuda de um equipamento chamado inversor (CC para CA).  Essa máquina transforma a energia em eletricidade para ser utilizada em diversos fins, como acender uma lâmpada, ligar a televisão ou o ar-condicionado.

3/4 – A energia gerada é consumida na própria unidade consumidora.

5 - O que sobra de energia gerada é direcionado para a rede elétrica de abastecimento.

• Carlos Alberto
  • Everson Dornelles