Secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal explica situação das câmeras de videomonitoramento

• Secretário de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal

28/06/2016

O funcionamento das câmeras de videomonitoramento de Cruz Alta foi tema debatido na ACI Cruz Alta, em 30 de maio. E, como resultado prático da reunião, foi encaminhado a Prefeitura Municipal, um documento, pedindo uma posição sobre a situação dos equipamentos.

Para prestar os devidos esclarecimentos, esteve na ACI, na segunda-feira, 27 de junho, o Secretário municipal de Mobilidade Urbana e Guarda Municipal, Gilson Viegas. O secretário explicou que toda a responsabilidade da manutenção das câmeras é do município. “Não há contrapartida do Governo do Estado”, disse, destacando que o custo de manutenção é muito alto.

Explicou que a empresa responsável pela manutenção das câmeras, que já realizava o serviço no governo anterior. “Essa empresa informava que o problema estava nas câmeras estragadas”. Mas, que segundo ele na verdade era na configuração, problema que foi parcialmente resolvido, após a empresa HM assumir a manutenção, por contrato emergencial.

“Na semana passada, a empresa conseguiu colocar em funcionamento 17 câmeras, no entanto, 5 pararam de funcionar”, disse Gilson. O secretário destacou ainda que a ideia é colocar todas em funcionamento para que posteriormente essas possam ser substituídas por digitais e até mesmo ampliado o número de câmeras.