Facebook
Instagram

Empresários são contra projeto de lei que visa limitar horário de atendimento

  • Empresários são contra projeto de lei

27/08/2016

Limitar o horário de atendimento do comércio nos sábados a tarde pode representar riscos ao desenvolvimento de Cruz Alta. Esta é a visão dos empresários cruz-altenses sobre o projeto de lei que restringe o funcionamento das lojas apresentado pelo vereador José Reis.

Para tratar deste assunto, a ACI Cruz Alta e o Sindilojas reuniram-se com os empresários na manhã de sexta-feira (26), onde por unanimidade concluíram que o projeto pode representar um prejuízo para consumidores, trabalhadores, empresários e poder público, resultando em um retrocesso para Cruz Alta.

Os empresários elencaram diversas consequências que o projeto pode ocasionar se aprovado, entre elas, a redução de empregos gerados, uma vez que, para que se cumpram tais horários é necessário escala e rotatividade, para as devidas compensações.

Além disso, os empresários citam que com isso podem perdem clientes que não tem tempo de ir às lojas durante a semana, bem como aqueles que vêm de municípios vizinhos aos finais de semana para fazer compras no comércio local. Conforme o grupo estas pessoas teriam que buscar alternativas na região, e Cruz Alta perderia arrecadação, o que afeta não apenas o comércio, mas também o setor público e os investimentos em saúde, educação, segurança e outras necessidades municipais, devido a queda na receita.

Para o presidente em exercício da ACI Cruz Alta, Rodrigo Fraportti, a concorrência não se limita mais aos vizinhos de porta, e sim ao mundo, através das várias ferramentas digitais disponíveis hoje. Diante deste cenário os grandes centros econômicos do Brasil e de fora dele, estão buscando maior flexibilização da atuação dos agentes econômicos, sempre respeitando as leis e sansões previstas para CLT em caso de inadequações nas compensações.

“Este projeto engessa a capacidade de atuação dos empresários do município, gerando inclusive concorrência desleal”, destaca Fraportti, manifestando total contrariedade a tal projeto. “É de interesse comum de toda a cidade que possamos prosperar, em todos os segmentos, e por isso buscamos manter este direito de livre escolha”, concluiu.

Os empresários acreditam ainda que por existir outros setores que funcionam aos finais de semana, como supermercados, farmácias, hospitais, restaurantes é justo que o comércio varejista também possa manter-se inserido no mercado em dias que são favoráveis também para eles e para seus clientes.

Localização

Av. Gal Câmara, 935 - 2° andar - Galeria Centauro
Centro - CEP 98005-112 - Cruz Alta - RS

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08h30min às 12h e 13h30min às 18h

© 2020 ACI Cruz AltaSite produzido pela Netface

Ir ao Topo Ir ao Topo