Facebook
Instagram

Projeto Profissão Catador é apresentado na ACI Cruz Alta

  • Isadora e Simone apresentaram o Projeto

05/10/2016

 O projeto Profissão Catador foi apresentado aos empresários, na noite de segunda (03), durante reunião ordinária na Associação Industrial e Comercial de Cruz Alta. A Coordenadora Geral Isadora Virgolin e a Catadora e Coordenadora de Base Simone Dias, falaram aos empresários como funciona o projeto e sobre a importância da separação do lixo na geração de trabalho e renda.

O Profissão Catador atua há dez anos e conta com 235 associados em quatro bairros de Cruz Alta e três cidades do Alto Jacuí (Tupanciretã, Júlio de Castilhos e Salto do Jacuí).

Segundo Isadora o objetivo do projeto é constituir uma rede de comercialização de materiais recicláveis fortalecendo a organização econômica e social dos catadores de materiais recicláveis.

Entre as ações desenvolvidas estão à capacitação dos catadores, formação política, participação em eventos e atividades pedagógicas realizadas na Unicruz, implementação da coleta seletiva e criação de uma rede regional de comercialização.

A novidade do Profissão Catador é o  Projeto “Construindo alternativas solidárias para a inclusão produtiva de mulheres”, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Cruz Alta. Segundo Simone Dias o intuito é construir alternativas de geração de trabalho e renda para inclusão socioprodutiva de mulheres, através da criação de uma associação solidárias para elaboração e comercialização de produtos sustentáveis.

Trata-se de uma das iniciativas da Inatecsocial, Incubadora e Aceleradora Tecnológico de Negócios Sociais da Universidade de Cruz Alta, que atua segundo os princípios da economia criativa, na região de abrangência da Unicruz.

O Projeto que é uma realização da Unicruz deixou também um desafio e um alerta aos associados para reciclar os hábitos, como separar e levar o material reciclável até os containers (o verde e o amarelo) no centro da cidade. Se possível até as 17h, pois após esse horário são levados pelo caminhão de lixo convencional, não sendo, portanto, destinados às associações.

O presidente da ACI, João Paulo Ribas Reis destacou a importância do projeto para Cruz Alta e região, parabenizando a Unicruz e toda a equipe que trabalha em prol da comunidade e do meio ambiente. “Como é bom ver verdadeiros cidadãos, se dedicando à estas causas. É disso que precisamos, projetos e pessoas com iniciativa, que fazem acontecer”, destacou. Além disso, o Presidente, também Secretário de Desenvolvimento Rural e do Meio Ambiente teve participação no projeto, através de um convênio de recolhimento seletivo em dois bairros de Cruz Alta, projeto piloto válido por seis meses.

Confira outras imagens

  • A colaboração na separação dos materiais recicláveis ajuda para o crescimento do Projeto

Localização

Av. Gal Câmara, 935 - 2° andar - Galeria Centauro
Centro - CEP 98005-112 - Cruz Alta - RS

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08h30min às 12h e 13h30min às 18h

© 2020 ACI Cruz AltaSite produzido pela Netface

Ir ao Topo Ir ao Topo