Consumidor maior de 55 anos possui maior percentual de inadimplência em Cruz Alta

• -

26/01/2017

Associação Comercial Industrial de Cruz Alta orienta consumidores a negociar com as empresas

Diversas são as causas que levam um consumidor a se tornar inadimplente, entre elas estão: atraso e parcelamento dos salários e aposentadoria; oscilação de renda, despesas extras com serviços, saúde e educação; empréstimo de nome a terceiros; descontrole financeiro; desemprego; extravio de carnês, e até mesmo esquecimento. Conforme dados divulgados neste mês pelo SCPC Boa Vista, cerca de 26 mil cruz-altenses estão inadimplentes, um percentual de 42,1% da população da cidade.

Os devedores possuem faixa etária variada, mas os que lideram este ranking são os maiores de 55 anos, com 26% dos registros, já os mais jovens, entre 18 a 25 anos possuem o menor percentual de 17%. Consumidores entre 26 e 35 anos representam 18% da inadimplência em Cruz Alta, seguindo 19% entre as idades de 36 e 45 anos, e 20% entre 46 e 55 anos.

O crescimento da longevidade da população de Cruz Alta, onde cada vez mais as pessoas da 3ª idade possuem melhor qualidade de vida é um dos fatores que justifica a faixa etária superior a 55 anos ser a que apresenta maior percentual de inadimplência. Conforme o Gerente Executivo da ACI, Flávio Ruben o que se percebe é que atualmente o idoso tem papel econômico ativo na família, sendo muitas vezes a principal fonte de renda, além de subsidiar as principais despesas fixas, compra em seu nome para filhos e netos, gerando negativação de seu nome em função de terceiros.

Como saber se estou no SCPC?

Consultas no sistema por consumidores devem ser feitas apenas pessoalmente na ACI Cruz Alta com RG e CPF em mãos. Após feita a consulta a Associação Comercial Industrial de Cruz Alta orienta os consumidores a procurar as empresas para efetuar a negociação do débito.

Como consultar ou incluir consumidores no SCPC?

Para informações sobre consultas e inclusão de devedores no sistema, empresários podem entrar em contato com a ACI Cruz Alta pelo telefone (55) 3322-6795 ou pelos e-mails comunicacao@acicruzalta.com.br ou acicruzalta@acicruzalta.com.br