Cruzamento de Informações financeiras é tema de palestra na ACI Cruz Alta

• Celso Luft

09/05/2017

A ACI Cruz Alta promoveu na noite de segunda-feira, 08 de maio, a primeira edição do “ACI RECEBE”, projeto que irá realizar ao decorrer do ano uma serie de palestras de interesse empresarial sobre diversos temas.

Ministrada pelo vice-presidente do CRC/RS, o contador Celso Luft, a palestra da noite tratou sobre o risco da atividade empresarial frente ao cruzamento de informações fiscais, econômicas e financeiras. Associados, diretores, convidados, contadores, administradores e estudantes participaram do evento.

“Essa atividade busca a educação continuada para profissionais e empresários, dessa forma a gente quer incentivar as pessoas a prestarem muita atenção com a base de dados, e os cruzamentos de informações que o fisco federal, estadual e municipal utiliza para fiscalizar, tanto de Pessoa Física quanto Jurídica”, ressaltou Luft.

Durante sua explanação o contador falou sobre a E-Financeira, que entrou em vigor a partir de 2015, a qual busca todas as informações de Pessoas Físicas que movimentaram mais de R$ 2 mil reais por mês e das Pessoas Jurídicas com mais de R$ 6 mil reais por mês, “o banco de dados é muito grande, e se eu estou nessa situação e deposito um dinheiro a mais do que eu posso comprovar é preciso saber que a Receita Federal vai ter essa fonte e eu tenho que me preocupar com essa informação”, exemplificou.

Luft também destacou como as redes sociais têm colaborado para facilitar a fiscalização, e explicou como são realizados os cruzamentos. Citou exemplos de operações que aconteceram no Brasil inteiro e reiterou a importância da organização na realização dos procedimentos.

O presidente da Associação Comercial Industrial, João Paulo Ribas Reis, agradeceu a disponibilidade do palestrante em vir até Cruz Alta para colaborar com a comunidade empresarial, e sanar dúvidas dos empresários, para que os procedimentos sejam realizados da forma correta.

O evento recebeu como inscrição agasalhos para a campanha que irá beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social, e contou com a parceria da Delegacia Regional do Conselho de Contabilidade de Cruz Alta, Rádio Cruz Alta e Hotel da Cuia.