Cruz-altenses debatem sobre Ações para o Desenvolvimento da cidade

13/09/2017

A ACI Cruz Alta foi palco de mais uma edição do JA IDEIAS Comunidade, da RBS TV. O evento realizado na noite de terça-feira (12) reuniu, no auditório da entidade, lideranças, empresários, e membros da comunidade, e teve como tema “Ações para o Desenvolvimento”.

Para falar sobre o assunto foram convidados quatro painelistas: Manoel Emerson Cezar de Souza (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico), Diego Golle (Pró-reitor de Pós Graduação da Unicruz), Fernando Cattaneo (Empresário, representando o Grupo AGREGA), e Darci Hartmann (Vice-Presidente da CCGL, representando a ACI Cruz Alta).

Emerson de Souza abriu o painel, apresentando dados econômicos do município e os setores que compõem a economia da cidade.  Comentou sobre as propostas para o desenvolvimento local, como a recuperação do Aeródromo municipal; articulação para criação da Plataforma Logística; incentivo às Agroindústrias e produtores rurais; e implantação de infraestrutura de um Distrito Industrial.

O segundo convidado foi Diego Golle, que ressaltou a importância da Universidade de Cruz Alta para a comunidade. “O poder público, a universidade e os empreendedores são bons aliados para alavancar o desenvolvimento da cidade”, destacou. Citou ainda que a START (Agência de Empreendedorismo, Inovação e Transferência de Tecnologia) da Unicruz possui sete núcleos de atuação e existe há dois anos. “Em média 75% dos projetos de pesquisa da Unicruz são voltados para o âmbito regional”, afirma.

Fernando Cattaneo apresentou o AGREGA, que tem como missão, fomentar o desenvolvimento de negócios existentes e atração de novos investimentos que melhorem a qualidade de vida e estrutura de Cruz Alta. Algumas ações incorporadas por ele são: reuniões mensais com o empresariado; Revista Cruz Alta (5000 exemplares impressos); e reuniões com case de sucesso de empresários locais e regionais.

Para encerrar, Darci Hartmann, vice-presidente da CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda), falou brevemente sobre a trajetória da empresa e destacou que é preciso projetar o futuro e trabalhar. “A mudança só acontece se a gente faz”, destacou, ao dizer que este é o grande desafio. Ele ainda salientou a importância da união das forças entre poder público, empresas e comunidade para que o desenvolvimento seja efetivo.

Após o encerramento do painel, o espaço foi aberto ao público para perguntas e sugestões.  Todas as considerações e sugestões foram anotadas, e um grupo será formado para discuti-las com mais profundidade e buscar ações efetivas.