Projeto Pescar terá unidade em Cruz Alta.

• Apoiadores e mantenedores do Projeto em Cruz Alta

02/03/2018

A ACI Cruz Alta será parceira e sediará a primeira Unidade do Projeto na cidade

Em reunião, na noite de quinta-feira, 1 de março, foi realizada a Inauguração da Unidade Projeto Pescar de Cruz Alta, uma parceria entre a Fundação Projeto Pescar e o Consórcio formado por empresas e instituições locais que serão as mantenedoras do projeto na cidade.

O evento ocorreu na Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta, e contou com a presença do coordenador de expansão, Marcelo Menna Barreto e da supervisora de unidade, Tatiana Hausen, que explicaram como vai funcionar a unidade, e qual será o papel de cada um dos apoiadores e mantenedores.

Segundo a articuladora do consórcio, a empresária, Patrícia Schuch Librelotto, as tratativas para a busca de parceiros iniciaram em agosto de 2017. Após o sucesso e a repercussão positiva da proposta, a ideia se tornou realidade, através da união de esforços de um grupo de pessoas que realmente acredita na possibilidade de transformação da vida dos jovens de baixa renda, que serão beneficiados com este Projeto. “Estamos todos nos engajando nesta causa, por acreditar que através da educação e do trabalho podemos ajudar a construir um futuro melhor”, destacou.

A Unidade Projeto Pescar Consórcio Cruz Alta será mantida pelas empresas: Agroprecision; Casa Simone; Engebase; Faccini Defensivos, Fertilizantes e Cereais; Hospital Santa Lúcia; Miron Pneus; Sementes Aurora; Super Útil.

Conforme destaca Roberto Etchegoyen, Diretor do Hospital Santa Lúcia, uma das empresas mantenedoras, o Pescar vem de encontro ao que toda comunidade almeja. “Vemos nesse projeto um grande futuro, considerando que se trata da formação de jovens, sobretudo na questão da cidadania, das suas qualidades pessoais e de relacionamento, o que é muito importante para o futuro desses jovens, e também para a construção de uma sociedade sadia, que é o que todos nós queremos”, pontua.

A ACI Cruz Alta será parceira e sediará a Unidade. Para o presidente da entidade, Darci Martins, este projeto contribuirá significativamente na formação de jovens de nossa cidade. “Acredito que é através da educação, construção de valores de família, participação social, inserção no mercado de trabalho é que podemos transformar uma sociedade, e o projeto Pescar contempla tudo isso. Então o nosso desejo é que essa seja a primeira de muitas turmas que venham a se formar em Cruz Alta”, destacou.

Além dos mantenedores da Unidade Cruz Alta, também estavam presentes na reunião e serão apoiadores: a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretário Emerson de Souza, a Câmara dos Vereadores de Cruz Alta, presidente Vereadora Paula Facco Librelotto, a Universidade de Cruz Alta, Pró Reitor Prof. Diego Pascoal Golle, empresas e pessoas voluntárias, tais como Rodrigo Fraporti, José Henrique Westphalen, Gisele Dreher, Rafael Braga Librelotto, Diogo Braga Librelotto, Ana Rita Magalhães, Ricardo Braga, entre outros.

Muitas outras empresas já declararam seu apoio à Unidade, são elas: Unicruz, Loja Ioiô, Suzy Esportes, Unicred, Dr. Burger, I9 Comunic, Froner Advogados, Loja Lavanda, entre outras que ainda podem se juntar a esta rede em prol do desenvolvimento social de nossa cidade.

Serão articuladores da Unidade Pescar: Patrícia Schuch Librelotto, Luciana Garcia Fontanari, Maria Cecília de Bortoli e Sara Rossatto Bonatto.

Seguem abertas até o dia 10 de março as inscrições para profissionais que tenham interesse em ser o Educador Social do Projeto. O qual, após seleção, passará por treinamento em Porto Alegre, para trabalhar com os jovens. Para candidatar-se é necessário cadastrar currículo no site do Projeto Pescar.

Neste primeiro ano, a unidade disponibilizará 15 vagas para a formação socioprofissionalizante gratuita de jovens. As inscrições e o processo seletivo para os jovens irão ocorrer entre abril e maio. Sendo que o início das atividades está previsto para o dia 28 de maio.

Sobre o Pescar

O Projeto Pescar é um Programa de formação socioprofissionalizante desenvolvido pela Fundação Projeto Pescar, por meio de parcerias com empresas e organizações, para o acesso de jovens de baixa renda, com idades entre 16 e 19 anos, ao mundo do trabalho. Promovendo oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional para jovens.

A Fundação Projeto Pescar é uma entidade de assistência social, sem fins lucrativos, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, que cumpre sua missão, com o investimento social privado e público, e visa ser a maior e mais completa rede colaborativa para a transformação de jovens em vulnerabilidade social.

Para criar oportunidades reais de transformação na vida dos jovens, a Fundação Projeto Pescar compromete a Rede Pescar com uma nova visão educacional e com uma prática que priorize o resgate da cidadania e a formação das competências pessoais e profissionais.

• -