“Cruz Alta: Perspectivas e desafios, o desenvolvimento em nossas mãos” foi tema do 2º Tá na Hora

• Patrícia Bianchi

12/07/2018

Evento promovido pela ACI reuniu empresários, autoridades e convidados para almoço e palestra no restaurante Supremo

A ACI Cruz Alta promoveu, na quarta-feira (11), a segunda edição do evento “Tá na Hora Cruz Alta”, que tem como proposta promover debates e buscar caminhos para o desenvolvimento do município. Com um novo formato (almoço e palestra) a entidade recebeu, para falar sobre: “Cruz Alta – perspectivas e desafios, o desenvolvimento em nossas mãos”, a Reitora da UNICRUZ, Patrícia Dall’Agnol Bianchi.

Durante sua explanação Patrícia apresentou dados socioeconômicos do município de Cruz Alta e também de alguns municípios vizinhos. A intenção foi chamar a atenção para as potencialidades que Cruz Alta possui e que podem ser exploradas. “Cruz Alta tem muitas potencialidades e precisamos acreditar e trabalhar em cima disso. A primeira coisa que a gente precisa é fortalecer as empresas que a gente tem e qualificar os serviços que prestamos”, destacou Patrícia.

Para ela, o desenvolvimento, bem como a busca de sua sustentabilidade é um grande desafio, onde é necessário conciliar o interesse produtivo, o meio ambiente, interesses sociais e políticos. Para isso, dois aspectos são imprescindíveis: a ênfase no desenvolvimento do mercado interno e a geração e manutenção de empregos.

Para finalizar, Patrícia apresentou algumas políticas que podem ser implantadas para sustentar esse desenvolvimento. Entre elas estão: a diversificação da matriz produtiva; a agregação de valor ao produto agrícola (fábrica de rações; fábrica de bolachas e massas); formação de Redes de Cooperação (malharias; confeitarias; salões de beleza); assessoramento de pequenas empresas (finanças; precificação; recursos humanos; marketing); estímulo ao Turismo Esportivo (corrida, ciclismo, motocross, arrancadão, etc); Turismo Religioso; e Turismo Gastronômico.

O presidente da ACI Cruz Alta, Darci Martins, agradeceu a participação da comunidade empresarial e convidados no evento, destacando que, apenas homens e mulheres com sentimento de união e pertencimento e investidos de muita determinação serão capazes de promover as mudanças tão necessárias para o desenvolvimento que almejamos. “Chegou a hora de avançarmos para efetivamente escrever uma nova página na história de nossas vidas, mas isso só se dará através do trabalho, da ação, de investimentos e, principalmente do associativismo”, reforçou Darci.

Além da comunidade cruz-altense, o evento também contou com a presença de uma comitiva da FENASOJA, do município de Santa Rosa. Após prestigiar o Tá na Hora, o grupo também se reuniu na sede da ACI, durante a tarde, com a Diretoria da XV FENATRIGO.