Número de MEI’s ultrapassam 2.980 em Cruz Alta

• Os MEIs estão em forte alta no país e crescem mensalmente no município

14/10/2019

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) de Cruz Alta chegou em 2.987 em junho deste ano. Os MEIs estão em forte alta no país e crescem mensalmente no município onde a Secretaria de Desenvolvimento Econômico registra uma procura diária de interessados em microempreender.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento Econômico de Cruz Alta Ederson Barbosa, de Janeiro até 30 de junho de 2019 foram identificamos uma média de 42 registros mensais. Em 31 de dezembro de 2018 haviam registrados 2.733 MEI's em Cruz Alta. Além das vantagens de ser dono do próprio negócio, o aumento desses números está ligado também ao índice de desempregados que cresceu desde o início da crise e ficou em 11,6% no país em dezembro do último ano.

Existem algumas facilidades para os MEIs, como a contratação de colaboradores com menor custos, ainda a contabilidade e declaração de renda simplificadas. Destaque também para o registro de empresa e concessão de alvará para funcionamento, entre outros. O governo tornou mais fácil o processo de formalização das pessoas que trabalham por conta própria.

BENEFÍCIOS

O registro MEI permite ao microempreendedor a aquisição de CNPJ e o acesso a diretos e benefícios previdenciários; também proporciona a emissão de notas fiscais, aluguel de máquinas de cartão e o acesso a empréstimos. Entre as vantagens, o salário maternidade para as mulheres e as famílias d microempreendedor possuem acesso à pensão por morte e auxílio-reclusão.

COMO SER MEI?

Os interessados em tornarem-se MEI devem comparecer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para agendar a participação na Palestra de Formação ao registro do MEI - atividade do Programa Saber Empreender desta secretaria.

Na oportunidade o cidadão deve estar munido dos documentos requisitados para o agendamento, e após a palestra, poderá realizar o registro junto à Receita Federal, na Sala do Empreendedor da SMDE.