10 dicas para aumentar suas vendas pelo Whatsapp

• 10 dicas para aumentar suas vendas pelo Whatsapp

10/07/2020

O mundo inteiro vem sofrendo com a crise econômica advinda da pandemia. Alternativas foram pensadas visando amenizar os impactos financeiros negativos e, em meio ao caos, surgiu o “novo normal”. Você já sabe como a sua empresa pode se transformar de forma positiva? O digital mostrou sua funcionalidade e chegou para ficar!

A ACI Cruz Alta, separou 10 dicas para os comerciantes aumentarem as suas vendas pelo aplicativo Whatsapp. Confira!

1 – Separe um aparelho exclusivamente para o seu negócio

O aparelho único e exclusivo deve ser apenas de uso da sua empresa. Nada de misturar o seu aparelho pessoal com o aparelho da empresa, fuja da tentação de misturar as coisas.

2 – Destaque em seu site e/ou suas redes sociais o número do Whastapp do seu negócio

A divulgação do seu  whatsapp  deve ser intensa! Mais aumenta a sua capacidade de ganhar leads.

Não economize na divulgação de do seu canal de atendimento pelo Whatsapp.

3 – Lista de contatos: Organize!

É essencial  que você tenha os contatos dos seus clientes bem organizado na agenda do celular. Dessa forma ficará mais fácil se comunicar com eles.

*Sempre salve o  nome do cliente, com informações extras. Essa informação irá te ajudar a identificar o cliente.

Exemplo:

Maria foi na sua loja e comprou uma blusa azul.

Você anota na agenda: Maria Comprou  uma blusa azul.

Assim,  quando houver a oportunidade de contato entre vocês, estará na agenda a lembrança de quem é aquele cliente e o que ele comprou.

Isso fideliza o cliente.

4 –  Use o WhatsApp como canal de contato passivo / receptivo

Não perturbe! Amadureça a relação para enviar mensagens! Não lote diariamente com imagens de produtos e propagandas.

Não há necessidade de assustar o cliente justo no momento em que você acabou de conquistá-lo.

5 – Cuide da sua identidade visual

Whatapp é ferramenta de trabalho. Use como tal. Na foto do perfil deve-se apenas conter o logotipo da empresa. Pode até colocar junto o endereço do seu site, email, etc.

6 – Fuja de empresas que vendem Mailing

Você não sabe quem são as pessoas que constam nesse mailing. Portanto não há porque enviar propaganda para elas. Isso pode não só te bloquear na plataforma, como também resultar em banimento.

7 – Lista de Transmissão

Crie listas de transmissão (recurso que permite enviar mensagens para diversos contatos ao mesmo tempo).

8 – Defina seu horário de atendimento pelo Whatsapp

Divulgue nas mídias sociais, no site ou até mesmo no próprio whatsapp os horários que sua empresa ou sua loja ficará aberta para interagir com o cliente.

9 – Automatize atividades e ganhe tempo

Para evitar fazer tarefas repetitivas ao longo do dia, lance mão do recurso dos chatbots, como falado no início do texto.

É mais importante que você fique focado na estratégia para o seu negócio, do que focar em tarefas que podem ser muito bem executadas por chatbots.

*Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

10 – Planejamento é tudo!

Planeje suas postagens, as datas que serão enviadas as mensagens e o horário.

*Na prática do dia a dia, tenha a certeza de que os clientes não se sentirão incomodados. Só envie mensagens depois de ter a permissão da pessoa.

*Fontes de pesquisas: W2web | Ebook vendas pelo whatsapp CDL POA | Tecmundo

Emilady Malheiros - MTB/RS 18.215