ACI CRUZ ALTA COMPLETA 109 ANOS

• ACI CRUZ ALTA COMPLETA 109 ANOS

15/10/2020

A data de hoje é motivo de comemoração para a ACI Cruz Alta! São mais de 100 de uma trajetória voltada à classe empresarial e ao desenvolvimento do município.

Em 15 de outubro de 1911, quarenta jovens comerciantes de uma época marcada fortemente pela pecuária, movidos pelo mesmo interesse, reúnem na sala de seções do Clube Comercial de Cruz Alta para então fundar primeiramente denominada “Praça do Comércio” que ocupou as dependências do Clube do Comércio até 1937. O Grupo tratava de assuntos direcionados aos empresários da época. A perspectiva, pioneirismo e a iniciativa inédita deste grupo contagiaram outros empresários que foram se unindo a iniciativa de seus fundadores, em projetos, atividades ou parcerias. Em 31 de outubro de 1965 foi feita a elaboração e aprovação dos estatutos, surgindo a denominação ACI – Associação Comercial,Industrial, Serviços e Agropecuária  de Cruz Alta somente em 06 de dezembro de 1965, representativa de todos estes setores. Na década de 90, na gestão do presidente Mário Emílio Lese iniciou-se a construção da atual sede, concluída na gestão de Airton Lorenzzoni e inaugurada em 18 de julho de 2005. Com amplas instalações e infraestrutura a ACI criou condições para fortalecer a entidade sendo mais ativa junto ao público alvo, empresários cruz-altenses e a comunidade. A sede própria acabou sendo a mola propulsora de um novo planejamento estratégico da ACI somando-se ao associativismo à indústria, comércio, serviços, cultura e agropecuária. O esforço rendeu frutos. A ACI assumiu responsabilidades como promotora e fomentadora de desenvolvimento, buscando soluções, parcerias e convênios, procurando auxiliar seu associado na sua representatividade de forma colegiada, gerando credibilidade e ganhando, com isso, novos membros.

Emilady Malheiros - MTB/RS 18.215
Jornalista/Analista de Comunicação ACI Cruz Alta