Novo cenário no comércio local

• Novo cenário no comércio local

15/12/2020

A pandemia causada pelo Coronavírus (Covid-19) transformou hábitos e costumes de toda a população. Um beijo no rosto, um abraço e até compartilhar a cuia de chimarrão hoje são cenas que não fazem mais parte do cotidiano. Usar máscaras de proteção salivar, manter a distância das pessoas e não compartilhar mais objetos fazem parte do “novo normal”.

Adaptar-se a essas novas normas de proteção foram um desafio

para todos –e continuam sendo-. Por todo o Brasil muitas lojas do comércio permaneceram fechadas por vários meses, e encontraram no atendimento Home Office, Delivery e Drive- thru uma alternativa para continuar trabalhando.

Enquanto isso, o comércio considerado como essencial recebeu

liberação para atender com as portas abertas, mas com restrições no número de funcionários, clientes e com diversas medidas de segurança.

A Glasil Materiais Elétricos faz parte do grupo classificado como essencial, e realizou mudanças na sua forma de atendimento para atender os clientes de uma forma segura. Álcool gel 70% está disponibilizado em várias espaços da loja, há fitas zebradas próximas aos balcões para sinalizar o limite considerado seguro e

ninguém entra sem máscara. A loja também realizou várias vendas pelo sistema de Drive-thru, os clientes realizavam a compra via redes sociais e retiravam a mercadoria na porta da loja.

O Gerente Administrativo, Felipe Daronco conta como foi o período de adaptação para os novos protocolos de segurança. “Foi e está sendo um período de variadas incertezas. Aliada a preocupação com relação a saúde dos colaboradores e clientes, a saúde financeira do negócio também foi motivo de preocupação lá no início. Passado alguns meses, o mercado reagiu a pandemia e inevitavelmente estamos passando por problemas de atrasos na entrega de mercadorias e subas semanais nos custos.”

Sem dúvidas a palavra que define 2020 é resiliência, neste ano tudo mudou e todos foram afetados de alguma forma, ninguém tem certeza quais hábitos e costumes vão permanecer após que tudo isso passar – nem quando isso vai acabar-. Com tantas incertezas sobre o futuro, o que nos resta é seguir persistindo e nos reinventando a cada dia.

GRUPO LINKE: ESTRATÉGIAS PARA AUXILIAR NO COMBATE A COVID-19

Diante da pandemia que estamos vivemos, o Grupo Linke, composto por três lojas de varejo (Linke Supermercados) e uma de atacarejo (Komprão Mais Linke Atacado e Varejo) teve que passar por algumas readequações no seu dia a dia com objetivo de evitar a propagação do corona vírus.

As quatro lojas que são consideradas serviços essenciais para a população seguiram funcionaram normalmente com adaptações nos horários de funcionamento, seguindo todos os decretos municipais, estaduais e federais. Com isso, a Direção da empresa precisou tomar algumas medidas para garantir que todos os colaboradores e

funcionários não estejam expostos a riscos.

A primeira delas, desde o início da pandemia, foi colocar à disposição dos colaboradores álcool gel 70% que ficam localizados estrategicamente em todas as áreas dos estabelecimentos. Além disso, o uso de máscaras se tornou ainda mais obrigatório, onde todos os colaboradores receberam como utensílio de trabalho nas ruas rotinas.

Ao adentrar a alguma loja do Grupo Linke, o cliente já passa por higienização do seu carrinho ou cesta de compras, onde há um colaborador destinado exclusivamente para essa função tão importante. O cliente também passa por verificação de temperatura por termômetros com sensor infravermelho. Enquanto o cliente aguarda na fila, seja do açougue, padaria, hortifrúti ou caixa, há uma demarcação no chão onde ele é orientado a manter distância de no mínimo 2m das demais pessoas. Após realizar suas compras, o cliente aguarda na fila e a cada compra, a operadora de caixa é responsável por higienizar o caixa através do de toalhas descartáveis e após esse processo, o cliente poderá passar suas compra com ainda mais segurança, levando em consideração que há um acrílico de proteção entre a operadora e o cliente.

Todos os cuidados necessários e orientações da Organização Mundial da Saúde vem sendo tomado pelo Grupo Linke para que o ambiente de trabalho e o ambiente de circulação dos clientes esteja sempre apto para receber a todos.

Emilady Malheiros - MTB/RS 18.215
Jornalista/Analista de Comunicação ACI Cruz Alta