NOVOS DESAFIOS: FENATRIGO 2021

• NOVOS DESAFIOS:  FENATRIGO 2021

15/12/2020

Ao longo de 15ª edições da Fenatrigo, nunca houve uma situação parecida como a que vivemos em 2020. Ao passar dos últimos meses, a equipe da feira vem trabalhando em cima do grande evento que será a FENATRIGO 2021, comemorativa também aos 200 anos de Cruz Alta.

Como o isolamento social é uma das medidas preventivas para conter a aglomeração de pessoas e, assim, evitar a proliferação do novo coronavírus, o segmento de feiras e eventos do país, sofreu drasticamente neste ano. Paralelo a isso, a comissão responsável pela feira, que também programa outros eventos, como o plantio do trigo e colheita do trigo, em 2020 teve que se adaptar-se a nova realidade.

Felizmente, em outubro foi possível efetuar a abertura oficial da colheita do trigo no estado do Rio Grande do Sul, um evento oficial do estado que está no calendário da secretaria do mesmo. Realizado no campus da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), respeitando as regras da saúde, com público restrito, mas com presença das autoridades do agronegócio, estaduais, federais e municipais, com o intuito de fortalecer ainda mais a grande feira, a qual se espera que aconteça em 2021.

“Estamos formando as necessárias equipes. Atualmente temos uma equipe reduzida, a qual vem trabalhando incansavelmente. Já lançamos a comercialização da feira que é a venda dos espaços, sempre apostando que ela aconteça! Paralelo a isso, se cria um expectativa, uma apreensão e até mesmo uma ansiedade muito grande, pois não temos concreto que a feira vai se realizar, mas tudo indica que sim e apostamos que as coisas mudem e que ela venha a se concretizar", relata o presidente da feira Moacir Medeiros.

A FEIRA DE 2021

A feira tem previsão para acontecer de 11 a 16 de maio de 2021. São mais de 290 espaços internos e externos, os quais já estão sendo comercializados. A Fenatrigo 2021 é comemorativa aos 200 anos de Cruz Alta e conta com a participação de diversas empresas expositoras, que levarão para o público novidades, promoções, lançamentos e oportunidades.

Tentando cada vez mais resgatar a origem da feira, a qual envolve o plantio e o cultivo do trigo, a equipe vem trabalhando forte em cima de muitas informações e inovações tecnológicas para que venham de encontro à cultura do trigo. "A atividade do agricultor num geral, é bem focado no agronegócio, não deixando de lado o entretenimento que é muito importante, a exposição comercial, industrial, onde oportuniza grandes negócios para as pessoas", enfatizada o presidente da feira. No ano de 2019 foi realizado o galpão tecnológico, o galpão AgroTech; e esse ano ele foi incrementado ainda mais, com mais informações, para fazer com que isso fortaleça cada vez mais a cultura do trigo em nossa região.

“Esperamos formar todas as comissões necessárias para realizar um grande evento! Isso envolve mais de 20 comissões, mais de 200 pessoas trabalhando voluntariamente, isso é gratificante para Cruz Alta, para região e, é gratificante ver as pessoas que pegam amor pela feira que se empenham. Cada um fazendo a sua ação, o seu trabalho, para que Cruz Alta venha a se desenvolver mais".

UMA TRAJETÓRIA

A Fenatrigo começou em 1975 e no decorrer desses anos teve uma queda, junto com a própria cultura do trigo que era moeda forte, a soja tomou espaço e agora busca-se o resgate. Como a cultura deu uma parada em alguns anos a feira também parou e teve uma grande retomada a partir de 2014, onde vem crescendo muito como referência na região.

“Lá na época de 75, tínhamos em torno de 100 mil hectares de trigo plantado, chegamos a 7 mil ao decorrer desses anos e hoje resgatando a cultura. Nós nesse ano plantamos em torno de 20 mil hectares, tudo isso graças a perseverança do agricultor, aos técnicos que sempre estão em busca de informações e repassando a todos do segmento, a pesquisa, inovações e novas sementes resistente à doenças, clima, enfim. Hoje conseguimos ter uma boa qualidade e produtividade na cultura do trigo.” declarou o presidente da feira.

Emilady Malheiros - MTB/RS 18.215
Jornalista/Analista de Comunicação ACI Cruz Alta