28/06/2022
O varejo 5.0, conforme o gerente de marketing e inovação da CDL
POA, Rafael Guerra, é um reflexo da sociedade e das mudanças no comportamento
de consumo. “Além da evolução natural, comportamentos que se tinham muito
estabilizados até certo momento que deixaram de existir foram modificados e
chegamos na questão do consumo, que também se transformou significativamente”,
afirma.
A pandemia da Covid-19 trouxe grandes impactos no comportamento
do consumidor. E, com isso. Uma série de outras mudanças foram provocadas,
entre elas, pode-se citar a sociedade 5.0, onde há uma integração muito maior
de todos os recursos de tecnologia para a vida humana com o objetivo de trazer
benefícios e bem-estar. “Ganho de tempo, economia, olhar para aspectos sociais,
para a humanização e também buscar um equilíbrio na questão da qualidade de
vida”, explica Guerra.
Segundo ele, é uma outra forma de pensar a sociedade – à qual o
consumo está diretamente vinculado. Nesse sentido, a mudança comportamental
está demonstrando a velocidade das mudanças. “O que era melhor ontem, pode não
ser o melhor amanhã. O meio que o consumidor quer é o que ele quer, pode ser
totalmente digital em um dia e, no outro, presencial”, destaca.
De acordo com Guerra, o conceito 5.0 é uma abordagem para
acompanhar as mudanças, estar no ritmo adequado dessas transformações, pensando
nas alternativas que o negócio pode oferecer para o cliente. “Varejo 5.0 é
embarcar a tecnologia e a mudança comportamental para dentro de uma realidade de
consumo, sabendo que essa mudança não é linear. A oscilação de comportamento é
muito significativa e eles precisam ser traduzidos em ações que sejam
perceptíveis para o consumidor”, afirma.
Além disso, Guerra reforça que tecnologia não é um segmento, é algo
transversal que vai impactar indústria, serviços, varejo, segmento bancário e
todos os outros. Nesse momento, o varejo precisa vincular as soluções da
tecnologia com base nas demandas do comportamento humano, traduzindo em ações
práticas para dentro da empresa. “Isso passa pela gestão, canal de venda, como
gerar oferta, como oferecer um ambiente acolhedor para o cliente – seja na loja
física ou virtual, entre outros aspectos”, diz.
Entre os novos meios de pagamento, um dos maiores destaques
atualmente é o Pix – que vem demonstrando resultados positivos. Além disso,
conforme Guerra, as criptomoedas começaram a receber atenção maior até mesmo em
termos de regulação junto aos bancos centrais. “A tendência é que as
criptomoedas passem a ser aceitas em operações comerciais”, pontua.
Por outro lado, além das novidades, Guerra destaca que o
principal é a acessibilidade. Ou seja: é fundamental oferecer ao consumidor a
alternativa mais adequada, seja o Pix, os pagamentos em cartões de crédito ou
débito, dinheiro e até mesmo cheque. “A questão não é substituir, mas ampliar o
leque de opções”, destaca, reforçando que novos meios de pagamento vão
continuar surgindo.
De modo geral, conforme Guerra, o varejo 5.0 se caracteriza por
novos modelos de negócio, com inovação e tecnologia, foco na experiência do
cliente e aquilo que todos os empreendedores buscam: rentabilidade e bons
resultados para o negócio.
Fonte: CDL
POA
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