Taxas de juros: quais influenciam no crédito

• Taxas de juros: quais influenciam no crédito

09/08/2022

É essencial que as empresas acompanhem diversos indicadores econômicos, entre eles as taxas de juros que envolvem o cartão de crédito. Isso é importante tanto se você é uma empresa que concede, quanto um cliente que está solicitando um serviço. A dinâmica dos juros deve ser acompanhada principalmente para que seja possível compreender o impacto daqueles percentuais sobre os valores finais (a serem recebidos pelas empresas, no caso da concessão e também a serem pagos, no caso do consumidor).

Os juros são valores cobrados por empréstimos entre duas ou mais partes. Ou seja, todos os envolvidos devem acompanhar as taxas – principalmente aquelas que influenciam nas negociações pretendidas. Nesse sentido, o consumidor que acessa o crédito é considerado o devedor, pois deve efetuar pagamentos à instituição que lhe concedeu o crédito – o credor.

De modo geral, a taxa Selic (taxa básica de juros) – definida pelo Banco Central do Brasil – serve como referência em toda economia do país e geralmente é aplicada às transações de crédito. Essa taxa é definida a cada 45 dias e, quanto maior a Selic, maiores as taxas praticadas no mercado. Assim como o impacto dos juros pode ser generalizado, ele também pode ser diferente com base em algumas informações do consumidor, como veremos abaixo.

Score Positivo, a taxa de juros e o impacto para o acesso ao crédito

Um dos fatores que influencia na concessão de crédito é a pontuação do consumidor. Esse dado é conhecido pelas empresas através do Consumidor Positivo é um sistema que indica as chances de o cliente conseguir efetivamente pagar o crédito a ser contratado nos próximos 6 meses após a contratação. De 0 a 1000, o Score é utilizado como referência no momento de conceder produtos ou serviços financeiros.

Quanto menor a pontuação, menor a probabilidade de o cliente conseguir acesso ao crédito pretendido. Além de facilitar a concessão do crédito e garantir a segurança das operações, a pontuação do cliente no Serasa Score também influencia na taxa de juros para empréstimos e financiamentos.

Em muitos casos, ainda que o consumidor apresenta pontuação baixa no score, a empresa pode conceder o crédito procurado, mas isso poderá ter uma repercussão nas taxas de juros. Ou seja, a concessão pode ser feita total ou parcialmente, mas as taxas de juros e os prazos de pagamentos podem ser diferentes daqueles oferecidos para clientes com maior pontuação no score – com menor risco de inadimplência.

Assessoria de Comunicação - ACI Cruz Alta
comunicacao@acicruzalta.com.br | (55) 3322 6795