Tendências econômicas para o segundo semestre de 2022

• Tendências econômicas para o segundo semestre de 2022

19/08/2022

Tendências econômicas para o segundo semestre de 2022

Saiba quais os principais índices econômicos e de que forma eles podem impactar nos negócios

Chegamos ao segundo semestre de 2022 e, para garantir os melhores retornos para as empresas, é fundamental que os empresários acompanhem diferentes indicadores macroeconômicos. De acordo com o economista-chefe da CDL POA, Oscar Frank, alguns deles são: PIB, juros, confiança, taxa de desemprego, massa salarial, mercado de crédito, endividamento e inadimplência de pessoas físicas e jurídicas. “Alguns negócios são mais sensíveis a determinadas variáveis, mas creio que essas são algumas que devem ser acompanhadas no âmbito estadual e nacional”, afirma.

Conforme Frank, também é necessário acompanhar o cenário internacional, que inclusive encontra-se bem adverso nesse momento. “Muito do que acontece no Rio Grande do Sul e no Brasil vem a reboque do que acontece no mundo. Mas é evidente que temos também as nossas particularidades”, destaca. Além disso, Frank também pontua que as decisões no âmbito da política econômica também são muito importantes, pois o setor público domina cerca de 40% de toda economia.

“Diversos projetos, leis e medidas do governo acabam por repercutir no dia a dia dos negócios. As políticas de injeções de recursos no caixa das famílias, por exemplo, afetam a demanda, mas também existem medidas que atingem a oferta, como alterações na legislação trabalhista ou tributária”, afirma. Segundo Frank, acompanhar os indicadores econômicos auxilia no processo de tomada de decisão. “Quando tenho um termômetro da situação atual, procuro elencar quais são as prováveis causas que estão atuando para que o indicador se comporte de determinada maneira. Através do cruzamento com outras informações relevantes, é possível traçar prognósticos sobre o que pode acontecer no futuro”, enfatiza.

No site da CDL POA os empresários encontram resumos das análises periodicamente. Por sua vez, as empresas associadas, seja diretamente pela CDL POA ou pelas entidades parceiras no interior do Estado, recebem nossas análises completas via mailing list.

Impactos do contexto econômico: como se manter informado e como se preparar para mudanças

Para se preparar para o segundo semestre, conforme Frank, é fundamental que as empresas consigam se organizar internamente para se antecipar diante de eventuais mudanças. Nesse sentido, ele destaca um checklist importante para os negócios:

– Como está a gestão de estoque? Muitas empresas fecham por uma gestão de estoque inadequada. É fundamental mantê-lo dentro do planejado, para evitar custos desnecessários em virtude de seu excesso ou menos faturamento decorrente de eventuais faltas de mercadorias.

– Tem feito renegociações periódicas com fornecedores, bancos, prestadores de serviços? Buscar condições diferenciadas nos contratos devem fazer parte do dia a dia.

– Como reativar antigos clientes e prospectar novos? Muitas vezes as empresas pensam em como reduzir custos. Isso é importante, mas também é necessário pensar pelo outro lado: como conseguir aumentar a receita? E buscar ferramentas que auxiliem nesse processo.

– Como a empresa se protege da inadimplência na hora de conceder crédito? A política da empresa concede vantagens para bons pagadores e restringe os maus?

– Quais meios de pagamento a empresa disponibiliza e quais as plataformas de comercialização? Elas são as mais adequadas para cada consumidor em termos de facilidade / conveniência?

– A empresa reavalia o mix de produtos constantemente?

– Quais as estratégias adotadas para cobrar diferentes tipos de devedores?

Para o segundo semestre, conforme Frank, o cenário deve ser positivo para o consumo e demanda até o final do ano, com alguma desaceleração somente no quarto trimestre.

“Estamos antecipando o crescimento que estava contratado em 2023 para 2022. É bem verdade que o PIB do Brasil avançará bem mais do que o projetado no início do ano, mas teremos diversos desafios para a sustentação desse movimento em 2023”, declara.

Fonte: CDL POA

Assessoria de Comunicação - ACI Cruz Alta