Boleto falso: saiba tudo sobre esse golpe

• Boleto falso: saiba tudo sobre esse golpe

22/08/2023

O avanço da tecnologia trouxe inúmeras facilidades para o cotidiano, incluindo o pagamento de contas através de boletos bancários.

No entanto, com essa comodidade também surgiram novas oportunidades para golpistas agirem. Com o golpe do boleto falso, criminosos virtuais se beneficiam tanto por parte do consumidor, que efetua o pagamento, quanto com a empresa, que deveria receber de fato o valor.

Para saber mais sobre o assunto e como se proteger para não ser mais uma vítima dessa situação, continue a leitura deste artigo.

No que consiste o golpe do boleto falso?

O golpe é uma forma de fraude em que criminosos adulteram informações de boletos legítimos para desviar pagamentos para suas próprias contas. Os golpistas podem obter os dados de boletos verdadeiros por meio de diversos métodos, como ataques de phishing, invasão de sistemas ou mesmo interceptação de documentos físicos.

Uma vez em posse dos dados, eles alteram o código de barras e informações de pagamento, tornando o boleto falso praticamente idêntico ao original, prejudicando o cliente e a empresa.

Essa é uma das fraudes financeiras mais comuns no país, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Portanto, é essencial que as pessoas estejam atentas e tomem medidas preventivas para evitar cair nesse tipo de golpe.

6 dicas para orientar o seu cliente a não cair no golpe do boleto falso

Indique essas ações ao seu público e mantenha o negócio e a sua clientela distante dessa ação fraudulenta:

Confira os seus dados e os do beneficiário do pagamento

Sempre verifique com atenção os dados presentes no boleto, como nome e CNPJ do beneficiário, valor a ser pago, data de vencimento e código de barras. Qualquer irregularidade ou suspeita deve ser investigada junto à empresa ou instituição que emitiu o boleto.

Baixe o seu boleto em sites seguros

Evite clicar em links suspeitos ou desconhecidos para baixar boletos. Prefira sempre acessar o site oficial da empresa ou instituição para realizar o download. Certifique-se de que o endereço do site comece com “https://” e de que haja um cadeado ao lado do URL, o que indica uma conexão segura.

Não imprima os boletos

A impressão de boletos, principalmente em locais públicos, indica um risco, pois eles podem ser extraviados ou copiados por terceiros mal-intencionados. É preferível acessar o boleto no formato digital e efetuar o pagamento diretamente pelo internet banking.

Cuidado com os boletos enviados por e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais

Mantenha-se alerta em relação a boletos recebidos por meios eletrônicos, especialmente se não estiver esperando a cobrança. Verifique a origem da mensagem e, se possível, entre em contato com a empresa para confirmar a veracidade da cobrança.

Evite o uso de Wi-Fi público

Redes Wi-Fi públicas podem ser vulneráveis e facilitar a ação de hackers. Evite fazer transações financeiras ou acessar informações sensíveis quando estiver conectado a redes desconhecidas.

Opte pela leitura automática do código de barras

Algumas instituições bancárias oferecem aplicativos que permitem a leitura automática do código de barras do boleto, facilitando o pagamento e reduzindo o risco de erros.

Fonte: SCPC Brasil

Assessoria de Comunicação - ACI Cruz Alta