Área Experimental incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento regional

• Professor apresentou o Projeto na ACI

08/09/2016

Projeto foi apresentado durante reunião da Associação Comercial Industrial de Cruz Alta

Cruz Alta possui capacidade de desenvolvimento em diversas áreas. Muitas vezes é preciso apenas alguém que observe as oportunidades e aproveite-as para o crescimento da comunidade. Este é o exemplo que vem sendo praticado por professores e alunos da Universidade de Cruz Alta.

Há pouco menos de um ano o Curso de Agronomia da Unicruz empenhou-se em implementar uma Área experimental, em um local até então sem uso, mas que possuía potencial de ser explorado para complementar os estudos teóricos, aliados à prática.

O objetivo do projeto é qualificar os alunos para o mercado de trabalho, dando a oportunidade de conviver com as principais empresas do setor, e promover uma formação diferenciada. Além do conhecimento dos professores e o empenho dos alunos, a área de 69 hectares teve a colaboração de empresas, que doaram equipamentos agrícolas, tornando-se parceiros essenciais para a concretização do projeto.

“Acreditamos que cooperativas, empresas, entidades e Universidades devem andar lado a lado, onde a troca de experiências e o conhecimento favoreçam a formação profissional dos acadêmicos e o desenvolvimento regional”, destaca o Prof. Mestre Maurício Paulo Batistella Pasini, coordenador do Projeto.

O acadêmico do 5º semestre do curso de Agronomia Thales Pedrotti, reconhece a importância de um projeto que associe a teoria com a prática durante a graduação. “Atividades como esta são encontradas em poucas universidades, através dela hoje tenho experiência com trigo na área, onde testando diferentes marcas de ureia é possível ver qual a mais eficiente em relação ao teor de nitrogênio”, destaca.

Além de ser um aliado à formação acadêmica, o Projeto Área Experimental também visa incentivar o desenvolvimento regional, aprimorar as práticas agropecuárias, testar insumos e equipamentos e fortalecer a Universidade de Cruz Alta. “Tirar os alunos da sala de aula é tirar da zona de conforto”, observa Maurício.

O projeto apresentado em Reunião Ordinária na ACI Cruz Alta foi muito receptivo pelos empresários, e pela diretoria. O Presidente em Exercício da ACI Rodrigo Fraportti salientou a importância da aproximação entre academia, iniciativa privada e instituições. Para ele essas ações garantem uma formação de qualidade para suprir as necessidades do mercado.

Colhendo os frutos - Dia de Campo chega em sua 2ª edição

Em Outubro acontece o 2º Dia de Campo da Área Experimental – Culturas de Inverno, nos dias 7 e 8, quando serão apresentados os resultados de pesquisas, ensaios de cultivares, parcelas demonstrativas, demonstração de máquinas e equipamentos. O Dia de Campo integra também outros cursos, como jornalismo, engenharia e saúde e espera receber aproximadamente 2.000 mil pessoas.

Os próximos Dias de Campo, previstos para 2017 já estão sendo programados pela equipe, formada por cerca de 200 pessoas, entre professores, alunos e funcionários. O grupo almeja ainda construir uma entrada para a Área, e reformar uma antiga construção, transformando-a em um Centro de Manipulação de produtos Químicos e, em um auditório, salas de aula, e sala de reunião.

• Área Experimental
  • Acadêmicos