Facebook
Instagram

Entidades enviam solicitação ao Governo do Estado

13/07/2020

ACI Cruz Alta, juntamente com o CDL, Sindilojas, Sindicato Rural e OAB encaminham ofício ao Governo do Estado.  Documento visa a permanência da Bandeira Laranja.  

Confira na íntegra:



GABINETE DE CRISE PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

 

EXCELENTÍSSIMO SENHOR EDUARDO LEITE, GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

 

 

 

As entidades abaixo relacionadas, atuantes em nosso município de Cruz alta RS, vêm, perante Vossa Excelência, apresentar pedido de reconsideração da Bandeira Vermelha para Bandeira Laranja, levando em consideração os argumentos abaixo.

A Região 12, localizada na Macrorregião Noroeste, compreende os municípios de Cruz Alta, Boa Vista do Cadeado, Boa Vista do Incra, Colorado, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Jacuizinho, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Salto do Jacuí, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã.

A referida região pertence à Associação de Municípios do Alto Jacuí - AMAJA, entidade que congrega e representa os municípios da região.

Com o propósito de combater a COVID-19, nossas entidades de classe mantém a preocupação permanente com os seguintes itens:

- com a saúde de colaboradores e população em geral;

- com a aplicação dos recursos governamentais no combate ao COVID-19;

- com a atual sistemática das bandeiras e a parada das atividades produtivas;

- com a grave crise econômica a nível nacional, estadual e municipal;

- com a saúde econômica das empresas locais;

- com a redução da arrecadação de impostos; e

- com o grande número de cruz-altenses que já perderam seus empregos.

 

Em que pese esse momento ser positivo, abrindo a possibilidade de reconsideração, não podemos deixar de mencionar que a notícia de ingresso da R12 nos protocolos de Bandeira Vermelha geram muita instabilidade e insegurança no conjunto da sociedade, e em todos os setores, seja na saúde, economia e na própria comunidade.

Com a possibilidade de migração de bandeira, de laranja para vermelha, poderá haver penalização desnecessária de muitos municípios da Região que mesmo com casos positivos se classificariam na bandeira laranja ou amarela.

Data máxima vênia, a Região 12 apresenta índices e números para figurar na bandeira laranja. Os municípios estão efetivamente implementando medidas de distanciamento social, e todas as demais ações preconizadas pelas autoridades de saúde, o que se verifica pelos registros da região.

Com o respeito que lhe é merecedor, os indicativos mostram um comportamento que justificam a manutenção da bandeira laranja. A Região 12 observa um crescimento controlados de casos confirmados, seguindo uma tendência linear, especialmente após a tomada de medidas restritivas de direitos já em vigor, a exemplo do Decreto 215/2020, que determinou o impeditivo de circulação de pessoas e veículos nas vias públicas das 21h às 5h em Cruz Alta/RS. O número médio de casos ativos tem se mantido estável desde a semana epidemiológica de 21/06 – 27/06 para a cidade, permanecendo em platô de curva e sob media de 57 pessoas ativas, com aumento crescente e significativo de recuperados (162-73,97%) e sem comprometimento da estrutura hospitalar, que vem se mantendo na taxa média abaixo de 50% de ocupação de UTI Adulto, aquém do índice estadual de 72,8%.

Somado a isso, o número de pacientes internados UTI covid-10 nos últimos sete dias fora de apenas 3 pessoas. Da região de Cruz Alta, não havendo hoje qualquer paciente da Região 12, mas sim de outras regiões do estado, as quais foram recebidas pelo Hospital São Vicente de Paolo em razão do esgotamento da estrutura hospitalar dos municípios de origem: Lindolfo Collor, Sobradinho e Triunfo. Todavia, tais pacientes são contabilizados pelo governo do estado como pacientes de nossa região, o que acaba por comprometer injustamente nossos indicadores.

No mesmo caminho, recentemente a Prefeitura Municipal firmou convênio com a UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta), adquirindo 1.000 unidades de testes RT-PCR, o que indica uma maior evidência e precisão no diagnóstico de casos, além de permitir um monitoramento mais acurado da evolução de contágio.

As medidas preconizadas pelo Distanciamento Social Controlado, no caso da Região 12, com possibilidade de alteração de laranja para vermelha é muito rigorosa e, na nossa concepção, desproporcional à realidade regional.

Deste modo, manter o comércio de rua fechado para o atendimento ao público, suspender o funcionamento de grande parte do setor de serviços, inclusive de academias, salões de beleza, barbearias, exigir que restaurantes, lanchonetes e padarias voltem a operar exclusivamente por tele-entrega ou sistema “pegue-e-leve”, além de reduzir o ritmo de trabalho das indústrias locais, em razão das limitações do teto de operação e do teto de ocupação, são medidas que excedem o rigor, uma vez que a região vem dando a sua contribuição efetiva no enfrentamento da Covid.

A Região 12 vem mantendo seus indicadores monitorados, graças à atuação regionalizada e ao somatório de esforços exemplificados no relato acima.

Importante ressaltar que a Região 12, com a ação engajada e articulada de todos os seus municípios tem apresentado, até o presente momento, resultados aceitáveis em relação à pandemia.

É do conhecimento de todos que as empresas já estão enfrentando grandes dificuldades financeiras e é preciso não agravar essa situação. Precisamos de empresas ativas para enfrentarmos o pós-pandemia. A atividade produtiva não pode parar, ela é que move a sociedade, é ela que gera emprego e renda e é base para a sustentabilidade do Estado.

Lembramos que na primeira parada das forças produtivas, ocorrida em março, as empresas buscaram os escassos recursos financeiros que ainda lhes restavam para a reabertura, retomando os vínculos com funcionários que tiveram a suspensão dos contratos de trabalho e repondo estoques para atender clientes.

Não bastassem os problemas advindos da pandemia, ainda apresentamos perdas significativas na agricultura, avaliadas numa quebra de 45%, devido à seca ocorrida na safra 2019/2020, que ainda traz sérios reflexos para a economia local e regional.

Agora, frente à possibilidade de bandeira vermelha, todos temem pelo fechamento definitivo desses negócios, por seus funcionários e por todos os elos dessa cadeia produtiva que representa emprego e renda para grande parte da população da região. Fechar empresas não nos parece ser a solução, mas faz-se necessária uma grande campanha de conscientização da população, que, percebemos, não está fazendo a sua parte.

As entidades que assinam esse documento, e muitas outras, estão dispostas a dar a sua parcela de contribuição e colocam-se à disposição de Vossa Excelência, mas clamam pelo não fechamento das empresas e sua reconsideração à questão da bandeira para a nossa região.

Diante do exposto e dos indicadores apresentados reiteramos e clamamos pela reconsideração da coloração da bandeira, para o fim de permanecer a mesma na cor laranja.

 

Respeitosamente,

 

ACI Cruz Alta

Darci Martins

 

CDL Cruz Alta

Suzana Dornelles

 

Sindilojas Cruz Alta

João Antônio Gobbo

 

OAB – Subseção Cruz Alta

Jorge Marchesan Junior

 

Sindicato Rural de Cruz Alta

Daniel Jobin Badaracco

 

 

--
Emilady Malheiros - MTB/RS 18.215
Jornalista/Analista de Comunicação ACI Cruz Alta
comunicacao@acicruzalta.com.br | (55) 3322 6795

Localização

Av. Gal Câmara, 935 - 2° andar - Galeria Centauro
Centro - CEP 98005-112 - Cruz Alta - RS

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta-feira
08h30min às 12h e 13h30min às 18h

© 2020 ACI Cruz AltaSite produzido pela Netface

Ir ao Topo Ir ao Topo