08/03/2021
Um grande movimento tomou conta do estado do Rio Grande do Sul nas últimas semanas. O uso da tag #TodooComércioéEssencial vem ganhando força nas redes sociais e destaque entre as associações representativas em diversos municípios. Cresce também o número de protestos e movimento das associações pela retomada da Cogestão, através de notas, cartas e ofícios públicos direcionados ao Governador do Estado - Eduardo Leite.
A união visa buscar alternativas para manter serviços locais em atividade, considerando que a atual Bandeira Preta estabelecida em todo o território gaúcho pelo Plano de Distanciamento Controlado, deve permanecer até o dia 21 de março. Neste sentido, as entidades de classe do setor produtivo privado buscam alertar sobre os efeitos catastróficos que estão se agravando na economia do estado.
Entre os apontamentos está em destaque o empresariado e os trabalhadores de todos os setores produtivos, uma vez que consideram que todos os serviços são essenciais para a geração da economia e renda local e estadual.
A ACI Cruz Alta, encaminhou no dia 04 de março uma carta ao Governador e também ao Presidente da Federasul, rogando em nome da classe empresarial e dos trabalhadores, sobre a atual parada das atividades econômicas de Cruz Alta, a qual está levando à uma situação altamente preocupante de fechamento de empresas e aumento de desemprego. A diretoria da ACI também esteve reunida na tarde do último sábado (06/03), com a prefeita do Município de Cruz Alta – Paula Facco. No encontro foi defendido a abertura do comércio local, ainda que com restrições, pois é sabido que nestes ambientes não é onde ocorre o foco de disseminação da doença. Também foi questionado os investimentos recebidos pelo Município no enfrentamento da pandemia. A Prefeita destacou que ações em conjunto com os municípios do Alto Jacuí, serão realizadas nos próximos dias para buscar alternativas de retomada da Cogestão.
Confira abaixo algumas destas manifestações.
--
Emilady Malheiros - MTB/RS 18.215
Jornalista/Analista de Comunicação ACI Cruz Alta
comunicacao@acicruzalta.com.br | (55) 3322 6795