26/07/2022
De acordo com o Índice de Inadimplência do SCPC/Boa Vista do mês de junho, o percentual de pessoas físicas com algum tipo de restrição a crédito, cheque ou protesto somou 29,3% no Rio Grande do Sul e 31,6% em Porto Alegre. Ambos os números superaram o total nacional, contabilizado em 28,6%. As estimativas levam em consideração que a população adulta (acima de 18 anos) inserida nessa condição é de 2,598 milhões no RS e de 365 mil na capital gaúcha. Desde o início da série, os números vêm crescendo, conforme tabela.
O levantamento teve início em fevereiro de 2022 e mostra a parcela de pessoas físicas com algum tipo de restrição a crédito, cheque ou protesto. Todos os dados são extraídos da base de informações restritivas da Boa Vista SCPC – a mais completa com dados do Rio Grande do Sul. O estudo também mostra a inadimplência por renda presumida, como demonstrado na tabela.
Para o economista Oscar Frank, o Indicador de Inadimplência é relevante para a construção de análises e de cenários econômicos. “O nosso compromisso é divulgar as estatísticas e sua respectiva relação com a conjuntura e as perspectivas para o futuro de forma continuada. Calculamos também quantas pessoas estão com dívidas em atraso (número absoluto), além de outras questões como probabilidade de inadimplemento nos próximos seis meses, faixa etária e renda presumida”, resume o economista.
*O Índice de Inadimplência da CDL POA é mais uma ferramenta que pode auxiliar na compreensão do cenário econômico no seu negócio. Para enfrentar as diversas conjunturas do mercado, a partir do Cadastro Positivo e do banco de dados da Boa Vista SCPC, que gera relatórios completos com o melhor score do mercado e recomenda o limite de crédito mais indicado para pessoas e empresas.
Quer conhecer mais sobre essa ferramenta e os serviços do sistema? Entre em contato com o time da ACI Cruz Alta!
*Fonte/informações: SCPC/Boa Vista
--
Assessoria de Comunicação - ACI Cruz Alta
comunicacao@acicruzalta.com.br | (55) 3322 6795