Artigo: Sec. de Des. Econômico fala sobre o momento atual de CA

18/10/2023

Recuperamos nossa economia, voltamos a respirar e já colhemos os frutos de um trabalho árduo. Prova disso, que no mês de agosto de 2023, Cruz Alta foi a cidade que mais gerou vagas de emprego entre todas as cidades da microrregião em que está inserida, motivo de orgulho, embora ainda tenhamos muito trabalho pela frente. Estamos unidos em prol do desenvolvimento econômico, em torno de um modelo que podemos chamar de “Ecossistema Empreendedor”. Trabalhamos de forma integrada com secretarias, entidades, representações políticas, instituições de ensino e iniciativa privada, com propósitos claros pela nossa cidade, avançando em todos os setores.

Apostamos na agricultura como um dos pilares da sustentação da economia brasileira, e na nossa cidade não é diferente. O Agro tem participação importantíssima no PIB de Cruz Alta e entendo que é fundamental atuar para fomentar ainda mais a produção local, atender as demandas da área rural, dar condições para os pequenos agricultores se desenvolverem, agregar valor aos nossos produtos e aprofundar o debate com viés técnico e com responsabilidade, para termos condições de expandir e conquistar novos mercados.

Nos setores do Comércio, Serviços e Indústria, os quais detém mais de 80% das vagas de emprego local, trabalhamos continuamente para fortalecer e fomentar as atividades. Nos serviços públicos uma série de medidas foram tomadas, como por exemplo, no eixo desburocratização onde passamos a ter um sistema integrador entre as secretarias para que as aberturas de empresas e licenciamentos sejam digitais, com alvarás digitais, otimizando o tempo do empreendedor; setor de compras com índices positivos de participação de empresas locais nas licitações, fazendo com que os recursos circulem no município;

nossa Sala do Empreendedor, que tem um papel importantíssimo no auxílio e desenvolvimento dos pequenos negócios, foi certificada pelo Sebrae e Fundação Nacional de Qualidade-FNQ em outubro de 2022 com selo máximo - Diamante - pela qualidade dos serviços prestados ao MEI.

A atuação conjunta do público e privado traz uma sinergia ímpar, capaz de unir forças para as grandes conquistas e projetos, e para melhorar cada vez mais o ambiente de negócios e fortalecer a cultura empreendedora, colocando nossa cidade num patamar elevado de concorrência, atraindo novas empresas, auxiliando a expansão dos negócios locais e gerando mais emprego e mais renda para nossa população. É o circulo virtuoso da economia com o melhoramento do nosso setor primário, secundário e terciário. E, para isso, contamos com nosso Programa de Desenvolvimento Econômico para fomentar novos negócios e auxiliar no crescimento dos negócios locais através de concessão de incentivos para projetos que impactem nosso crescimento.

Resgatamos a credibilidade e esperamos um avanço de indicadores qualitativos e quantitativos na economia local e na qualidade de vida da nossa população, para isso os investimentos são contínuos na educação, esporte, saúde, infra estrutura, lazer e cultura.

Não estamos medindo esforços para trazer os resultados que todos nós desejamos.

Somos todos cruz-altenses, vamos lutar e defender os interesses da nossa cidade!

CLAUDIA MARTINS PEDROSO

Secretária de Desenvolvimento