Carla Biensfiled:- INCLUSÃO NO RH: e GESTÃO INTELIGENTE

18/10/2023

A diversidade e a inclusão no departamento de Recursos Humanos (RH) desempenham um papel fundamental na construção de uma força de trabalho eficaz, inovadora e equitativa. Esses conceitos são interdependentes e buscam promover a igualdade de oportunidades e a representação de diferentes grupos dentro de uma organização. A inclusão traz a tomada de consciência nesse contexto atual da neurodiversidade. A neurodiversidade refere-se à ideia de que as diferenças neurológicas são uma parte natural da diversidade humana e devem ser valorizadas e respeitadas da mesma forma que outras formas de diversidade, como raça, gênero, orientação sexual, etc. Isso inclui pessoas que podem ter autismo, síndrome de Asperger, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia e outras diferenças neurológicas. A inclusão da neurodiversidade nos departamentos de Recursos Humanos (RH) é uma abordagem importante para criar ambientes de trabalho mais inclusivos e equitativos. Aqui estão algumas considerações importantes sobre como a diversidade e a inclusão podem ser integradas no RH:

Recrutamento e Seleção inclusivos

Amplie as fontes de recrutamento para atrair candidatos de diferentes origens, culturas, gêneros e habilidades com ferramentas aplicadas por psicólogos especializados.

Garanta que os processos seletivos sejam imparciais e baseados em competências, evitando preconceitos inconscientes.

Promova a diversidade nos painéis de entrevista para minimizar a influência de vieses individuais. Modifique processos de recrutamento para garantir que candidatos neurodivergentes tenham a oportunidade de se destacar. Isso pode incluir a eliminação de barreiras que podem desfavorecer esses candidatos, como entrevistas sociais tradicionais.

Treinamento e Sensibilização: ofereça treinamentos regulares sobre diversidade, inclusão e preconceito inconsciente para funcionários e gestores. Incentive a conscientização sobre as diferentes perspectivas e experiências dos colaboradores. Crie um ambiente de trabalho onde todos se sintam à vontade para discutir questões relacionadas à diversidade e inclusão.

Políticas e Práticas Internas: desenvolva políticas e práticas de RH que promovam a igualdade de oportunidades e tratem de questões como assédio, discriminação e inclusão. Implemente programas de flexibilidade no trabalho para acomodar as diversas necessidades dos colaboradores. Estabeleça metas e métricas de diversidade e inclusão para acompanhar o progresso e identificar áreas de melhoria.

Acomodações no Local de Trabalho: trabalhar com funcionários neurodivergentes para identificar e implementar acomodações razoáveis no local de trabalho, como ajustes na rotina, no ambiente de trabalho ou nas tarefas.

Cultura Organizacional inclusiva: promova uma cultura de respeito e valorização das diferenças. Reconheça e celebre as contribuições únicas de cada indivíduo para a organização. Promova a diversidade não apenas em termos de características demográficas, mas também de pensamento, experiência e habilidades.

Liderança e Engajamento: envolver a liderança da empresa no apoio ativo à diversidade e inclusão. Líder com comunicação clara. Incentive os líderes a servirem como modelos de comportamento inclusivo. Crie grupos de afinidade ou redes de colaboradores para promover o engajamento e o apoio mútuo.

Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento: garanta que os processos de avaliação de desempenho sejam justos e livres de preconceitos. Ofereça oportunidades de desenvolvimento e promoção com base no mérito e nas habilidades, não na identidade pessoal.

Monitoramento e Responsabilização: realize pesquisas regulares de clima organizacional para avaliar o ambiente de trabalho em relação à diversidade e inclusão. Responsabilize os indivíduos e equipes por comportamentos discriminatórios ou prejudiciais.

Sensibilização e Treinamento: os profissionais de RH e os funcionários em geral devem receber treinamento sobre neurodiversidade para entender melhor as diferenças e as necessidades das pessoas neurodivergentes. Isso ajuda a reduzir o estigma e promover a empatia.

Políticas de Inclusão: desenvolver políticas de inclusão específicas para a neurodiversidade. Isso pode incluir a revisão de práticas de recrutamento e seleção, acomodações no local de trabalho e diretrizes para gerentes sobre como apoiar efetivamente os funcionários neurodivergentes.

A diversidade e a inclusão no RH não são apenas questões éticas, mas também estratégicas. Uma força de trabalho diversificada traz perspectivas diversas, estimula a criatividade e a inovação e ajuda as empresas a se adaptarem melhor a um mercado global em constante evolução. Portanto, é fundamental que as organizações incorporem esses princípios em suas práticas de RH para prosperar e crescer de forma sustentável. A inclusão da neurodiversidade nos Recursos Humanos não apenas ajuda a criar ambientes de trabalho mais justos, mas também pode trazer diversos benefícios, como a promoção da criatividade, resolução de problemas e diversidade de perspectivas dentro da organização. Além disso, demonstra um compromisso com a equidade e a aceitação de todas as formas de diversidade. As empresas que integram a diversidade e a inclusão em suas práticas de RH estão mais bem posicionadas para prosperar e crescer de forma sustentável em um ambiente de negócios cada vez mais complexo e diversificado. Esse é o contexto de mundo em termos de gestão de pessoas e essa abordagem inclusiva não somente reflete uma abordagem ética, mas também faz sentido estratégico, pois uma gestão é feita de pessoas e essas precisam de diagnóstico, avaliação de perfil, de competência e serem treinadas com humanidade e ferramentas adequadas para cada setor respeitando suas singularidades.

Assessoria de Comunicação - ACI Cruz Alta
comunicacao@acicruzalta.com.br | (55) 3322 6795