13/05/2015
Associação Comercial Industrial de Cruz Alta esteve presente na primeira etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio. A serie de palestras foi realizada no salão nobre do Campus Universitária na Unicruz, durante a tarde desta terça-feira (12).
Com a proposta de discutir formas para alavancar o setor e levar temas direcionados para cada região, o Programa Estadual de Gestão de Solos e Água, que deve ser lançado nos próximos meses foi o primeiro tema apresentado. “Temos um grande potencial agropecuário no Rio Grande do Sul e precisamos focar no aumento de nossa produtividade, sem deixar de lado a preservação ambiental”, diz o palestrante Jorge Lemainski, Supervisor de Transparência de Tecnologia da Embrapa.
Segurança Alimentar, foi o segundo tema ministrado pela doutora Liris Kindlein, com pós-doutorado em Ciência Animal e Pastagens pela USP. Para Liris, a verdadeira modernização da agricultura-pecuária exige que o manejo dos recursos naturais e a seleção de tecnologias sustentáveis usadas no processo produtivo sejam o resultado de uma nova forma de aproximação e integração entre ecologia, agronomia e produção animal.
O doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jerson Vanderlei Carús Guedes, falou sobre Bioeconomia. Segundo ele apesar do uso abusivo de pesticidas e da exploração indiscriminada dos recursos não renováveis e renováveis, com a extinção de muitos ecossistemas e sua biodiversidade, há boas chances de se mudar esta realidade.
Para finalizar a etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio em Cruz Alta o Presidente da Simbiose, Marcelo de Godoy Oliveira, abordou a Tecnologia Biológica. Na apresentação o Presidente salientou a gestão sustentável e a elaboração de produtos à base de fungos e bactérias nativos do solo brasileiro. O evento é organizado pelo Instituto de Educação no Agronegócio e está na 2° edição.